Onde praticar canoagem e stand-up paddle em Santa Maria

Enquanto os fãs aguardam ansiosamente a estreia de Gilvan Ribeiro na canoagem nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, cresce paralelamente o interesse pelo esporte praticado em caiaques e também pelo stand-up paddle (SUP) em Santa Maria.

Canoagem em Santa Maria

Os esportes náuticos são bastante apreciados e possuem número considerável de praticantes, em eventos fomentados principalmente por Gilvan e seu irmão Givago do Ribeiro Team, além da Asena — Associação Santamariense de Esportes Náuticos.

Locais para canoagem e SUP em Santa Maria e região

O principal local para a prática é na Barragem do Vacacaí-Mirim, mas na região de Santa Maria existem muitas opções para quem busca novos desafios a bordo de uma canoa, prancha ou caiaque, conforme informamos a seguir.

  • Barragem do Vacacaí-Mirim — É certamente o melhor lugar para a prática de canoagem e SUP na região. Além da raia de 1.500 metros entre as duas extremidades da barragem, o local conta com apoio e manutenção da Asena e era utilizado pelo antigo Clube Náutico, o que atesta a qualidade para competições e recreação. A Barragem do Vacacaí-Mirim fica a cerca de 15 minutos de carro do Centro de Santa Maria, pela Rua Euclídes da Cunha, na direção do bairro Campestre do Menino Deus. A distância de Porto Alegre é de 4h, via BR-287, sentido São Borja.
  • Barragem Val da Serra — A Barragem Rodolfo Costa e Silva, também conhecida como “Val da Serra”, tem acesso mais complicado, por estrada de terra a partir da BR-158, sentido Santa Catarina. Mas o visual e a tranquilidade valem a pena. O local fica a 40 minutos de Santa Maria, pegando a BR-158 sentido Itaara e Júlio de Castilhos, e a 4h10 de Porto Alegre, pela BR-287, sentido São Borja, e depois é preciso pegar a BR-158.
  • Rio Ibicuí — O rio afluente do Ibicuí-Mirim, onde fica a Barragem Val da Serra, nasce em São Vicente do Sul, mas fica favorável à prática da canoagem em Cacequi. Pessoal da Extremo Sul Kayak desbravou o rio até Manoel Viana, onde fica a belíssima ponte General Osório, que cruza a cidade como parte do trajeto da BR-377. Cacequi e a foz do Rio Ibicuí ficam na RS-640, a 1h50 de Santa Maria pela BR-287 e a 5h20 de Porto Alegre, pela BR-290.

Interessados em praticar a canoagem ou o SUP em Santa Maria também podem contar com o grupo para a modalidade no Facebook: SUP Santa Maria

Aproveite para estudar os pontos de canoagem em Santa Maria e região, enquanto aguarda pela estreia de Gilvan Ribeiro e o Time Brasil no Caiaque Duplo 200m Masculino, na próxima quarta-feira, 17 de agosto. O atleta também vai participar da prova de Caiaque Quádruplo 1.000m Masculino, com o mesmo time medalhista de prata no Panamericano de Toronto em 2015!