Melhores trilhas para apreciar a natureza em Santa Maria

Um dos maiores atrativos de Santa Maria é sua localização, cercada por morros e regiões serranas. Essas características, somadas ao clima subtropical (variação do clima temperado), propiciam oportunidades incríveis de trilhas para os amantes da natureza e da vida ao livre.

E há muitas localidades para os trilheiros aproveitarem, seja a pé, de bicicleta, motocross ou jipes. Algumas ficam dentro do município santa-mariense, outras em cidades vizinhas, mas não é necessário se afastar muito da região central de Santa Maria para ter acesso a essas trilhas.

Conheça as melhores trilhas de Santa Maria

A variedade de trilhas é o principal atrativo de quem se aventura em solo santa-mariense. Há percursos para todos os gostos e níveis de dificuldade, para novatos e carimbados na prática trilheira.

Como recompensa pelo esforço, cachoeiras como a Três Quedas, Arroio Grande e Pozzobom (em Itaara), ou vistas maravilhosas como as do Morro Cechella, Platô e Morro das Antenas.

Por isso, prepare as malas e a GoPro pois seu destino agora é Santa Maria! Confira algumas trilhas selecionadas:

  • Trilhas do Pêssego — Localizadas em Itaara, a Trilha do Pêssego e Trilha do Pêssego Doce possui cerca de 16 quilômetros com campo aberto em praticamente todo o trajeto. O percurso é repleto de pomares, arroios e passa próximo a algumas propriedades rurais, o que garante tranquilidade a quem não gosta de se isolar completamente. O nível de dificuldade é médio para trilhas a pé e pode ser bem mais difícil para quem pretende pedalar pelo local, já que chega a acumular quase 1 quilômetro só de subida.
  • Estação Experimental — Ideal para quem quer pedalar tranquilamente, a trilha da Estação Experimental de Silvicultura fica no distrito de Boca do Monte, cerca de 15 quilômetros do centro da cidade. O caminho é asfaltado em boa parte do trajeto (parte do percurso é pela estrada VRS-830) e oferece um clima bucólico, com um por do sol maravilhoso!
  • Morro do Elefante — Outra boa pedida para ciclistas, o caminho até esta trilha pode ser feito pela estrada para a Vila Fighera. A entrada fica cerca de 5 quilômetros após o Campus Camobi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a 12 quilômetros do Centro de Santa Maria e a apenas 6 quilômetros do Park Hotel Morotin, localizado às margens da BR-287. O percurso tem dificuldade razoável, com muitos trechos esburacados, escorregadios e cheios de pedras.
  • Morro das Antenas — No distrito de Santo Antão há um dos pontos prolíficos para fotos em Santa Maria: o Morro das Antenas. O local é fantástico para os iniciantes nas trilhas, pois é ideal para o hiking (variante mais leve do trekking), com percurso bem demarcado, calçado e campo aberto na maior parte do percurso. O acesso é pela estrada que leva a São Martinho da Serra e até o morro são apenas 2,2 quilômetros de caminhada.

Seja qual for o percurso escolhido, se você não conhecesse a cidade, vale buscar um grupo especializado em trilhas em Santa Maria. A vantagem é ter profissionais habilitados e profundos conhecedores, aptos a guiar os visitantes pelos percursos.

Entre os grupos mais conhecidos estão o Clube Trekking, especializado em caminhadas e até esportes radicais como rapel, e o Grupo Bandeirantes da Serra, o mais antigo de Santa Maria com foco em aventura.