Confraternizações das empresas no fim de ano
Depois de um ano inteiro de dedicação à empresa, as confraternizações de fim de ano geram grande expectativa em funcionários e dirigentes. A data é uma oportunidade para aproximar a equipe, integrar áreas que normalmente não se relacionam no dia a dia e, claro promover os valores da empresa.
Ainda assim, é preciso levar em consideração que uma festa de confraternização corporativa não é uma balada ou um evento comum.
Por isso, exige uma preparação e organização que deve contar com a participação de departamentos como Recursos Humanos e Comunicação (ou Marketing / Eventos) com conhecimento no assunto ou pensar na contratação de uma agência de eventos.
O que fazer para ter sucesso na confraternização de fim de ano
O que servir
O cardápio e carta de bebidas deve respeitar o horário do evento. Não dá para servir brunch numa festa às 19h, assim como não faz sentido oferecer comidinhas (finger food) ao 12h de um sábado.
O cardápio também deve respeitar o clima pretendido para o evento: almoço ou jantares familiares podem ter refeições mais elaboradas, enquanto um clima mais “lounge” pede as comidinhas, ideais para serem consumidas entre uma conversa e outra.
Sobre as bebidas, por geralmente ser uma época quente, o ideal é optar por opções refrescantes. Água, sucos e refrigerantes são obrigatórios.
Bebidas alcoólicas? Moderadamente. Dependendo do público, dos seus funcionários, o ideal é oferecer as mais leves possíveis, como espumantes. A cerveja, por exemplo não deve ser oferecida constantemente.
Nem sempre os convidados gostam mas, infelizmente, nem todos se preocupam com etiqueta corporativa com seus funcionários e, aí, fica o espaço para excessos, vexames e danos irreparáveis.
Tema
Nem todas as empresas se preocupam com isso, mas escolher um tema para a festa deixa tudo mais interessante. Pode ter a ver com a história da empresa, com as conquistas do ano que está terminando, com o planejamento para o ano seguinte, entre outros.
O importante é que seja um tema relevante, diferente de anos anteriores e possa criar um ambiente agradável.
Um exemplo: uma empresa de Santa Maria (RS) promoveu uma festa à fantasia dos anos 30, ano de sua fundação, com temática dos grandes shows da Broadway daquela época. Com um dress code pré-divulgado, evitou gafes no vestuário e realizou uma festa realmente divertida e elegante.
Integração e networking
As confraternizações são ótimas oportunidades para que liderança e liderados se conheçam melhor, sem a burocracia das relações diárias de trabalho.
Segundo o especialista em etiqueta corporativa, Reinaldo Passadori, os eventos de fim de ano são ideais para os funcionários reforçarem o networking entre os colegas de organização, já que é muito comum em empresas maiores existir algum isolamento entre as áreas.
Assim, a confraternização tem um papel importante na integração de todos os funcionários.
Atrações
Música, shows, comediantes, palestrantes etc. Tudo é válido, desde que se encaixe na proposta do evento. É importante considerar qual é a característica mais marcante dos clientes internos. Ou seja, os funcionários possuem gostos mais populares, são focados em carreira, são mais eruditos e por aí vai.
Não dá pra contratar uma dupla de sertanejo universitário se a maior parte dos funcionários gostam de MPB ou música clássica. Não é legal trazer um consultor de carreira se a intenção dos colaboradores é apenas relaxar na confraternização.
Aos organizadores, manter um relacionamento constante com todos os níveis da empresa ajuda a ter informações para saber o que escolher.
Data e horário
Devem ser escolhidos com bastante antecedência. Os funcionários devem ser informados com pelo menos 30 dias de antecedência por e-mail, redes sociais internas (se a empresa tiver), mural, jornal informativo interno, intranet e outros canais.
É importante que a data, horário, local e dress code (código de vestimenta) sejam de conhecimento de todos, sem desculpas para o “eu não sabia”.
Local
Um local com a estrutura completa para apresentação das atrações, com cozinha e churrasqueira para o buffet (caso tenha), estacionamento, hall de entrada, pista, área para as mesas e que atenda normas de segurança. Isso é o mínimo exigido.
Em Santa Maria, a opção é o Park Hotel Morotin, que conta com restaurante e salão com infraestrutura completa para fazer do evento de sua empresa uma experiência inesquecível para os colaboradores.
A escolha de data, horário e local deve considerar o perfil do funcionário da empresa. Não faz sentido organizar a festa em um local inacessível para funcionários que sequer possuem veículo próprio, por exemplo, a não ser que a empresa ofereça transporte específico e gratuito para o evento. Ou pior, organizar uma noite num bar/casa noturna para uma empresa com média de idade de funcionários de 40 anos.