Dica de eventos: Festival de Inverno Vale Vêneto
Inverno chegou e trouxe uma temperatura muito agradável, muitas vezes abaixo dos 10 graus, mas raramente é aquele frio desanimador. E sabe como é? Termômetros caem e vem aquela vontade irresistível de degustar delícias gastronômicas no Festival de Inverno no Vale Vêneto, um dos eventos mais saborosos do interior do Rio Grande do Sul.
Em 2016, o evento que dura oito dias começou no último domingo, 24 de julho, e vai até o próximo domingo, 31.
Qual a programação do evento?
Realizado há 31 anos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o evento combina apresentações de música erudita com o melhor da gastronomia do norte da Itália, região de onde vieram os imigrantes que povoaram o Vale Vêneto.
Uma vasta programação cultural, com lançamento de livros e visitas guiadas, cuida de manter viva a história dos oriundi. Parte das apresentações musicais são realizadas pelos alunos e professores dos cursos de música da UFSM, mas também conta com atrações especiais.
Entre elas, estão o grupo de música nativista Os Teatinos, na última quarta-feira, 27, e o Musical Aquarius, que sobe ao palco nesta quinta-feira, 28, junto à dupla nativista Oswaldir e Carlos Magrão, além, é claro, de muita música típica italiana.
Cardápio do Festival de Inverno do Vale Vêneto
Em um típico jantar do norte da Itália, não pode faltar a sopa de agnolini para aquecer e recepcionar os visitantes, acompanhada de pão e salada, enquanto aguardam pela tradicional dupla dos deliciosos galetos ao molho Primo Canto e o risoto de galinha e queijo parmesão.
Mas o destaque da festa, disputado “a tapas”, é o filé à milanesa, iguaria que no evento tem um sabor especial, não dá para encontrar em lugar nenhum algo igual.
Também fazem parte do cardápio outras delícias vêneto-tirolesas, como a fortaia, uma espécie de omelete feito com almeirão verde, salame, queijo e outras verduras e legumes, a lasanha, costela de porco assada e, óbvio, polenta ao molho. Para beber, vinhos da melhor qualidade, com um rocambole de nozes de sobremesa.
Vale lembrar que o cardápio varia conforme a programação do dia, conforme você pode conhece a seguir. É imprescindível RESERVAR ingressos para os almoços e jantares. Mais informações pelos telefones: (55) 3289-1096 e (55) 3289-1130.
Confira a programação do evento até domingo:
28 de Julho – Quinta-feira
Noite com bife à milanesa
Recepção: Musical Aquarius
20h30 – Jantar italiano com sopa de agnolini, risoto, bife à milanesa, galeto, pão e salada
Animação da noite: Oswaldir e Carlos Magrão
29 de Julho – Sexta-feira
Noite das Massas
20h30h – Jantar italiano com sopa de agnolini, massa com molho, lasagna, galeto, pão e salada
Animação da noite: Inês Rizzardo
30 de Julho – Sábado
Jantar da Nonna
20h30 – Jantar italiano com sopa de agnolini, polenta ao molho, galeto, costela de porco assada, fortaia (omelete), pão e salada
Animação da noite: Fabiano La Falce, Dall’Italia all’America
31 de Julho – Domingo
Encerramento
10h – Missa na Igreja Matriz, em italiano, cantada pelo coral Santa Cecília de Faxinal do Soturno
12h – Almoço italiano com sopa de agnolini, risoto, galeto, churrasco, pão e salada
14h – Encontro de Corais e Encerramento
16h – Despedida na praça – Orquestra Jovem Recanto Maestro