Lugares para conhecer em Santa Maria: Vale Vêneto
Eternizada no filme “O Quatrilho”, de 1994, a belíssima história da imigração italiana no Rio Grande do Sul teve seu último grande capítulo em uma região bem próxima de Santa Maria, conhecida como Quarta Colônia. Um desses lugares ficou conhecido como Vale Vêneto, em homenagem à província do norte da Itália de onde vieram os colonos.
Atualmente distrito de São João do Polêsine, território que pertencia à Caçapava do Sul nos tempos de colonização, o Vale Vêneto fica a 45 quilômetros de Santa Maria, bem próximo à Silveira Martins, e hoje é conhecido pela preservação cultural dos imigrantes, pela arquitetura que remete às pequenas vilas europeias e pela religiosidade característica dos camponeses italianos.
O que fazer no Vale Vêneto
Marcam o Vale Vêneto a Igreja Matriz de Corpus Christi, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e o Museu do Imigrante Italiano, fundado em 1975 e considerado o maior acervo histórico e cultural dos imigrantes da “Velha Bota” no Rio Grande do Sul. O espaço fica aberto aos sábados e domingos, no período da tarde.
O passeio pode ser complementado com uma deliciosa visita à Rota Gastronômica de Silveira Martins, localizada a sete quilômetros do Vale Vêneto pela Rua Antonio Vedoin. Por lá, os restaurantes são estritamente focados na culinária do norte da Itália, com tábua de frios (fiambreria), massas diversas e, claro, o famoso trio de galeto ao primo canto, risoto e polenta.
Nos restaurantes da região, é costume que seja cobrada a entrada por pessoa (e com bebidas à parte) e cada um serve-se à vontade, mas é preciso chegar cedo, já que os estabelecimentos atendem público limitado, normalmente até às 13h.
Festival de Inverno da UFSM
Nos meses entre julho e agosto, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) organiza o Festival de Inverno há mais de 30 anos. O evento é marcado por apresentações de grandes obras da música erudita, executadas por músicos renomados do Brasil, de países vizinhos e de grandes pólos como Europa, EUA, Oriente Médio e Ásia.
Além disso, o Festival de Inverno é realizado em conjunto com a Semana Cultural Italiana, realizada na região da Quarta Colônia e conhecida por celebrar a cultura, os costumes, a história e, claro, a deliciosa gastronomia dos colonos, com pães, massas e o famosíssimo bife à parmeggiana que caracteriza o festival.
Como chegar ao Vale Vêneto
Saindo do Park Hotel Morotin, na BR-287 em direção a Porto Alegre, é só fazer a conversão ao lado esquerdo do trevo de Santuário e pegar novamente a esquerda na primeira estrada após a entrada da Antonio Meneghetti Faculdade.
O percurso leva cerca de 40 minutos.