Dica de eventos: Romaria da Nossa Senhora da Medianeira
Com o lema “Mãe de Misericórdia, Rogai por Nós, intercedei a Deus por Nós”, a 73ª Romaria da Nossa Senhora da Medianeira de Todas as Graças tem a expectativa de reunir mais de 300 mil fiéis no próximo domingo, 13 de novembro.
O evento, que será presidido pelo Cardeal de Aparecida Dom Raimundo Damasceno, marca a mais tradicional celebração religiosa de Santa Maria e do Rio Grande do Sul e uma das mais tradicionais da Região Sul e do Brasil, sendo a única romaria dedicada à Maria Medianeira.
Por essa força simbólica, atrai à cidade visitantes vindos de outros municípios gaúchos, de todas as regiões brasileiras e até estrangeiros, principalmente de países vizinhos, como Uruguai, Paraguai e Argentina.
Padroeira do Rio Grande do Sul
Na fé católica, um dos pilares da constituição do Rio Grande do Sul, São Pedro (que já deu nome ao estado) figura ao lado de Nossa Senhora Medianeira como padroeiros do estado e dos gaúchos.
O estado foi consagrado à Medianeira, quando foi proclamada padroeira em 25 de outubro de 1942, pelo arcebispo metropolitano Dom João Becker.
História da Romaria da Medianeira
A partir do ano seguinte à proclamação, em 1943, inicia-se a história da romaria em homenagem ao título medianeiro da Mãe de Jesus, realizada ininterruptamente desde então, sempre no segundo domingo de novembro.
As origens da Romaria da Nossa Senhora da Medianeira aos esforços de um grupo de senhoras que organizou em setembro de 1930 a 1ª Romaria, que partiu da área central da cidade até a Capela do Seminário São José.
O objetivo das devotas era suplicar a proteção de Maria Medianeira contra a violência da Revolução Gaúcha. A revolução acabou resultando no impedimento da posse do presidente eleito Júlio Prestes e ascensão do caudilho Getúlio Vargas ao Palácio do Catete, antiga sede do governo brasileiro, no Rio de Janeiro. As preces, ao menos, serviram para proteger Santa Maria do conflito, já que a cidade saiu ilesa.
Por muito tempo, o Seminário São José capitaneou as celebrações e romarias, já que foi lá que o jesuíta Inácio Rafael Valle iniciou o culto de devoção à Nossa Senhora Medianeira, que teve seu começo em todo o mundo na Bélgica, no começo da década de 1920.
Em 1935, a comunidade católica reuniu esforços para o início da construção de um Santuário dedicado à Mãe Medianeira.
Apesar de já ter a pedra fundamental, os trabalhos ficaram emperrados até 1969, quando uma comissão organizada por Dom Luís Victor Sartori, e que contou com o apoio de fiéis e empresários da região, retomou as obras.
O Santuário Basílica da Medianeira só foi inaugurado definitivamente em 15 de agosto de 1985, exatos 50 anos após os primeiros esforços. Desde então, é o ponto definitivo e grande símbolo da Romaria da Nossa Senhora da Medianeira.
Programação da Romaria da Nossa Senhora da Medianeira
13 de novembro em Santa Maria, RS
8h30
Início na Catedral da Basílica Medianeira, com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Medianeira pelas principais ruas de Santa Maria, até retornar ao Santuário.
12h30
Oração do Terço e Benção da Saúde no Altar Monumento
Das 5h às 18h
Missas de hora em hora
Doces da Romaria — Os famosos doces da Romaria da Medianeira estarão à venda no dia da peregrinação. Estão no cardápio Doce de Batata-Doce, Doce de Abóbora, Rocambole, Quindim, Bombocado, Cocada, Merengue, Pé de Moleque, Brigadeiro, Papo de Anjo, Pães, Cucas e Tortas, além de pastéis e massa folhada entre os salgados. Os preços vão de R$ 3 a R$ 25.
Ônibus — Já estão programadas alterações nos itinerários e horários dos ônibus municipais de Santa Maria para a Romaria. A listagem completa pode ser lida aqui.
Hospedagem — Santa Maria conta com uma rede ampla de hotéis, inclusive o Hotel Morotin, localizado bem no centro da cidade, e o Park Hotel Morotin, na rodovia BR-287, próximo à Rodoviária de Santa Maria. Reservas podem ser feitas pelos sites www.parkhotelmorotin.com.br e www.hotelmorotin.com.br.