Conheça o Circuito Turístico Santos Caminhos da Fé de Santa Maria

Uma das mais fortes heranças dos europeus em Santa Maria e região é a Fé Católica, muito presente principalmente devido à tradição italiana que se estabeleceu com os primeiros moradores da Quarta Colônia. Por isso, conhecer o Circuito Turístico Santos Caminhos da Fé é uma forma de resgatar parte da história da região.

Criado pela Prefeitura de Santa Maria para apresentar aos peregrinos a cultura e fé das cidades da região central até a fronteira com a Argentina, passando pela famosa Região das Missões, declarada patrimônio da humanidade pela Unesco.

A paisagem cinematográfica e construções inspiradoras aos católicos e aos amantes da história engloba no Santos Caminhos da Fé as cidades de Santa Maria, São João do Polêsine, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul , Santiago, São Borja, São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa e Santo Ângelo.

Principais igrejas do Santos Caminhos da Fé

  • Santa Maria — Inaugurada em 1909, a Catedral Diocesana Nossa Senhora Imaculada da Conceição ganhou suas características atuais em 1935, quando foi pintada e reformada pelo artista italiano Aldo Locatelli. Em 2005, os afrescos, painéis, vitrais e esculturas foram revitalizados.
  • São João do Polêsine — A Igreja de Corpus Christi foi construída no início do século XX e faz parte da rotina e dos laços históricos e sanguíneos dos nativos — a maioria italianos — da região conhecida como Vale Vêneto, no São João do Polêsine.
  • São Pedro do Sul — Além das madeiras petrificadas, o pequeno município localizado a 40 quilômetros de Santa Maria, a fé católica é celebrada em São Pedro do Sul na Igreja Matriz, o principal templo religioso da cidade, localizado na praça central.
  • São Vicente do Sul — Destacam-se o Coreto, na praça central, e a Igreja Matriz, construída em arquitetura eclética, que abriga a imagem de São Vicente Ferrer, trazida por jesuítas no século XVII, e que inspirou o nome da cidade.
  • Santiago — A Cidade dos Poetas não tem mais uma igreja histórica no centro, pois a original foi demolida para a construção de um templo católico de estilo art déco. Ainda assim, a cidade é sempre lembrada pela Gruta de Nossa Senhora de Fátima, localizada às margens da BR-287, sentido São Borja.
  • São Borja — Fundada em 1682 por padres jesuítas, a terra que deu ao Brasil os presidentes Getúlio Vargas e João Goulart é marcada tem história marcada pela fé. Foi a primeira cidade dos Sete Povos das Missões e abriga a Igreja de São Francisco de Borja, projetada por Oscar Niemayer para remeter a três ocas indígenas. Lá dentro estão presentes muitas imagens e objetos do período das missões.
  • São Miguel das Missões — As ruínas da igreja de São Miguel Arcanjo marcam a história da redução de índios guaranis e padres jesuítas, que foi centro da disputa de terras do Novo Mundo entre Portugal e Espanha. Construída entre 1735 e 1750, as constantes guerras nas décadas seguintes resultaram nas atuais ruínas, que estão em constante processo de recuperação desde 1925.
  • São Luiz Gonzaga — Construída em estilo gótico, como era tradição na época, a Igreja Matriz da cidade abriga esculturas religiosas originais do período das reduções jesuítas. Também está localizado na cidade as ruínas de São Lourenço Mártir, redução fundada em 1690, com poucos mas valiosos resquícios que sobreviveram aos tempos atuais.
  • Santa Rosa — Marcado pela colonização alemã e italiana dos séculos XIX e XX, o território onde hoje se localiza Santa Rosa foi fundado por índios Tapes e jesuítas em 1626. A fé católica na cidade é celebrada na Paroquia Sagrado Coração de Jesus.
  • Santo Ângelo — A belíssima e histórica Catedral Angelopolitana encerra o roteiro. É uma das poucas igrejas a ter como padroeiro um anjo, assim como São Miguel Arcanjo, da vizinha São Miguel das Missões. Engloba a história de três igrejas construídas no local, sendo a primeira em 1706, transformada em ruínas pelas disputas territoriais, a segunda no século XIX, e a terceira e atual, iniciada em 1929, e conservando o estilo gótico característico das construções do período das Missões.